quarta-feira, 13 de maio de 2009

França aprova projeto que desconecta quem faz download ilegal


Foi aprovado ontem, dia 12 de maio de 2009, pela Assembleia Legislativa da França um projeto de lei que permite desativar a internet de quem faz downloads de conteúdos ilegais (filmes e músicas). Criando assim uma espécie de agência governamental on line para rastear e punir os pirateiros de plantão. O senador francês deve aprovar hoje (dia 13) a nova medida.
A proposta votada nesta terça desafia a medida aprovada pelo parlamento europeu na semana passada, que proíbe que os governos integrantes da União Europeia cortem a conexão de internet de cidadãos sem antes passar por um tribunal de Justiça. A medida ainda requer uma decisão final, conforme negociações com o Conselho Europeu.
Muitos alegam que a nova lei vai contra a liberdade individual, ao negar que os acusados de pirataria na internet tenham o direito de questionar as acusações feitas contra eles. Outros têm medo de que a medida possa favorecer o aumento de práticas governamentais no estilo "Big Brother", invadindo cada vez mais a privacidade dos cidadãos.

Já pensou se essa moda chega ao Brasil?

Um comentário:

  1. daqui a alguns anos vai chegar aqui no brasil e os brasileiros vão ter que começar a tomar jeito :P

    o blog ta muito bom, aninha ;)

    ResponderExcluir